Base de Conhecimento

Alguma dúvida? Estamos aqui pra te ajudar!

Hospedagem de Sites > Base de Conhecimento > Outros > Como usar o GMAIL em seu domínio


Como usar o GMAIL em seu domínio




Aprenda com esse tutorial como disponibilizar o sistema de webmails do google (GMAIL) para e-mails do seu domínio.

Principais vantagens


1. Não toma espaço do plano de hospedagem da Marca Host, pois os e-mails serão hospedados no google;
2. Anti-Spam avançado com algorítimo do google;
3. Acesso POP3 e SMTP utilizando servidores do google;
4. Webmail em Ajax, rápido e eficiente;
5. Página de login personalizada com o logo de sua empresa
6. POP e SMTP via outlook/outros ou webmail
7. É totalmente gratuito

Visão geral sobre o Gmail


Como muitos sabem o Gmail é um serviço do google que disponibiliza contas gratuitas de e-mail com uma interface WEB 2.0 e um grande espaço para armazenar mensagens de quase 3GB.

Gmail no seu domínio

 

 

Este tutorial lhe ensinará como configurar o gmail para um domínio hospedado na Marca Host, pois agora você já pode utilizar o gmail com seu próprio domínio. Vale lembrar que ao fazer isso, todo tráfego de e-mail será gerenciado pelo google e que este é um serviço oferecido pelo google gratuitamente.

Mãos a obra: passo a passo

Note que para cada domínio você deve realizar estes passos.

Passo 1 - Crie uma conta google (se você já tem uma conta google, pule para o passo 2). Se você ainda não tem uma conta google, crie gratuitamente clicando AQUI.

Passo 2 - Fazer login: efetue login com sua conta google clicando AQUI.


Passo 3 - Cadastro: você será encaminhado para uma página solicitando dados sobre sua organização. Digite os dados de sua organização, informando nome, domínio, número de contas de e-mail necessárias. Responda Sim para "A sua organização disponibiliza contas de e-mail?". Responda "Exim" para "Em caso afirmativo, qual o sistema de e-mail da sua organização?".
     
Passo 4 - Criando uma conta de administrador: se tudo deu certo, o google agora irá solicitar que você crie uma conta para administrar o gmail para este domínio. Ou seja, uma conta gerente que ficará responsável por criar e-mails, deletar e-mails, alterar senhas, etc.

Passo 5 - Adicionando o serviço: pronto! Sua conta de administrador foi criada. Clique em "Adicionar serviços selecionados"

Passo 6 - Criando as contas de e-mail: agora você deve criar as contas de e-mail. Note que as contas de e-mail que você criou na Marca Host agora não serão mais utilizadas. Ou seja, você pode deletar todas as contas de e-mail no nosso servidor no CPANEL e criá-las no gmail. Clique em "Criar nova conta". Defina o login e senha e pronto, conta criada! Exemplo da URL para acessar o webmail é
https://www.google.com/a/seudominio.com.br/

Passo 7 - Alterar MX: é necessário alterar a entrada de DNS MX do seu domínio. Isto é necessário para que nosso servidor informe que o google é o gerenciador de e-mails para seu domínio. Se isto não for feito então de nada servirá os passos anteriores. Solicite ao suporte da Marca Host edite o DNS de seus domínios e faremos isto sem custo. Após receber a sua solicitação nossos técnicos vão acessar a administração do servidor e editar a Zona de DNS do seu domínio e irão alterar a entrada MX para ASPMX.L.GOOGLE.COM.

Passo 8 - Alterar servidor POP e SMTP: se você utiliza POP/SMTP (outlook, etc.), então deve alterar o endereço para que receba e envie as mensagens utilizando o servidor do google.

Servidor POP: pop.gmail.com
Obs.: Você deve marcar a opção de servidor seguro para o POP (porta 995)
Servidor SMTP: smtp.gmail.com
Note que deve permanecer marcada a opção de autenticar o SMTP

Passo 9 - Fim: pronto! Agora você usar de todos os recursos oferecidos pelo gmail para seu domínio.

Importante:

1.  Você deve recriar as contas de e-mail. O link para administrar as contas é
https://www.google.com/a/seudominio.com.br/ (onde seudominio.com.br é o domínio que utilizou no cadastro). O login e senha foram criados por você no passo 4.

2. Após alterar o MX pode levar até 48h no máximo para produzir efeito. Ou seja, durante este tempo algumas mensagens podem ainda chegar em nosso servidor e serem armazenadas lá.



Esta resposta lhe foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos    Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo

Veja também
O que é FTP? (Visualizações: 1416)
Site offline (Visualizações: 2325)

© Copyright 2006 - 2024 MarcaHost.com.br - Todos os direitos reservados.